sábado, 24 de setembro de 2011

O lucro cresceu, bancário(a) quer o que é seu!


Bancos estatais podem repor as perdas salariais.




Os lucros dos bancos subiram de R$ 34 bi nos dois governos de FHC, para R$ 170 bi nos de Lula. Mesmo assim, a Contraf/Cut pede míseros 12,8% de reajuste. Nós, ativistas do movimento de OPOSIÇÃO BANCÁRIA entendemos que a nossa reivindicação deveria ser a REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS ACUMULADAS desde a implantação do plano Real, 1994, até hoje. Ou seja, a RECOMPOSIÇÃO SALARIAL RECOMPOR O SALÁRIO não significa exigir apenas a inflação oficial do último ano. As perdas são: na CEF 98%, no BNB 101%, no BB 87% e nos privados 26%.
A Contraf/Cut mente para a categoria ao dizer que tivemos aumentos reais nos últimos anos. Nossas perdas não foram repostas. Esses aumentos têm ocorrido em cima de salários defasados, ou seja, de perdas muito maiores.
A Contraf/Cut diz que o governo não pode RECOMPOR os salários. No INSS e no Min. Da Agricultura, por ex o governo repôs essas perdas. Se o patrão é o mesmo, porque a Contraf-Cut protege/defende o governo dizendo que ele não pode fazer isso nos bancos estatais, o setor de maior lucratividade no país?. É traição ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário